terça-feira, 30 de maio de 2017

Kant e o criticismo


Immanuel Kant nasceu em Königsberg, na Prússia Oriental, Alemanha, no dia 22 de abril de 1724. Era filho de um artesão de descendência escocesa. Recebeu uma educação protestante e frequentou a Universidade de Königsberg, onde estudou Filosofia e Matemática. Dedicou-se ao ensino, vindo a desempenhar as funções de professor na Universidade de Könisgberg .

O Criticismo foi uma teoria criada por Kant para resolver um impasse criado pelo Dogmatismo e pelo Ceticismo. Vamos entender primeiro essas duas teorias e, por fim, analisarmos porque Kant propôs essa linha de pensamento.

De um modo geral, dogmatismo é uma doutrina filosófica que defende a possibilidade de chegarmos ao verdadeiro conhecimento. Já o ceticismo afirma na impossibilidade de chegar ao conhecimento verdadeiro.

Essas duas teorias deixaram um pergunta no ar: e agora, é possível ou não chegarmos à verdade? Tentando resolver este problema, Kant apresenta sua teoria chamada criticismo, que seria um meio termo entre o dogmatismo e o ceticismo.

Vamos entender um pouco o criticismo?

Assim como o dogmatismo, o criticismo acredita na possibilidade do conhecimento, no entanto, se questiona sobre esta possibilidade de conhecer. Para Kant, o processo do conhecimento se dá pela interação entre o sujeito e o mundo objetivo. Para que chegue ao resultado, o sujeito tem em sua estrutura o conteúdo sensível, isto é, a condição que é responsável pela captação dos dados objetivos, sendo remetidos ao intelecto, para serem classificados, articulados e pensados. No entanto, o sujeito é a peça chave nessa interação dele com o objeto, ou seja, deve partir do sujeito a vontade de aprender.

Essa relação sujeito e objeto como instrumento para chegar ao conhecimento ficou conhecida como Revolução Copernicana de Kant. Você deve lembrar que Copérnico afirmou que o centro do Universo não seria mais a Terra como era a crença na época, mas sim o Sol e que a Terra gira em torno dele. Kant ao afirmar que o processo de conhecimento é uma relação entre o sujeito e o objeto e não mais somente do sujeito, causa uma grande revolução no processo de aprendizado.

Você deve ter percebido que Kant questiona a possibilidade do conhecimento, essa foi à herança do ceticismo, no entanto, cabe ressaltar que ele questiona, mas não nega a possibilidade, assim como, ele acredita na possibilidade, mas deve ser questionada e analisada, sendo que ocorre em condições especificas.

Revisão

O criticismo de Kant procura dar uma solução ao impasse criado pelo dogmatismo que era a total confiança do sujeito chegar à verdade e o ceticismo pela negação do sujeito de chegar à verdade. Kant propõe o ceticismo, que será a capacidade de chegar, no entanto, ela deve ser questionada, sendo que esse processo se dá pela relação do sujeito com o objeto.

Referência

GARCIA, José Roberto; VELOSO, Valdecir da Conceição. Eureka: construíndo cidadãos reflexivos. Florianópolis: Sophos, 2011.

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